“Se você não pode voar corra, se você não pode correr ande. Se você não pode andar se arraste. Mas de alguma maneira continue se movendo.” Martin Luther King, Jr.
Quando o termo Propriocepção é ouvido alguns o consideram um detalhe anatômico e outros algo preso a Reabilitação.Mas os proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessária de ser aplicada nas mais diversas situações. Quando nos movemos precisamos perceber a nós mesmos.
Essa sensação é vital para para a performance e nosso estado de saúde e bem-estar. Sob essa perspectiva podemos apreciar com espanto os efeitos da vida sedentária sobre os seres humanos. Tirar o movimento de cena é tirar a oportunidade dos indivíduos se conhecerem.
Quando se cria tamanho déficit sensorial começamos a ver indivíduos inseguros, incertos e ansiosos. Nossas epidemias modernas de depressão, desatenção e ansiedade fazem muito sentido nesse ambiente.
Precisamos nos mover para lembrar quem somos. Somos o resultado de nossos hábitos. Informação para dentro, movimento para fora, isto quer dizer, que você é o que você faz. Nós temos o poder de promover a diferença fazendo com que as pessoas se movam, de verdade. Vamos usá-lo.
Luciano D'Elia
Faça parte da comunidade virtual do CORE 360º